Metáforas, PNL

Força interior

Posted by Cláudio Araújo

Dalila perguntou a Sansão: de onde vem sua força? Que mal pode derrubá-la?
Ele respondeu: nunca tive meus cabelos cortados porque fui entregue ao meu Deus desde o ventre de minha mãe.
Eis que Dalila o embriagou e lhe cortou os cabelos e entregou aos filisteus por mil e cem moedas.
Preso e enfraquecido, Sansão teve os olhos furados e feito escravo, foi amarrado a uma pedra de mó a qual devia girar.
Ao recuperar seus cabelos, pediu que fosse amarrado às colunas do palácio dos filisteus, e tendo recuperado a força que vinha de seus cabelos, empurrou as colunas colocando o palácio todo ao chão e matando todos os que estavam lá dentro, inclusive os lideres dos filisteus (Juízes, 16).

Nesta metáfora bíblica encontramos uma riqueza de elementos que descreve como funcionam as armadilhadas nos aprisionam entre as colunas do palácio da vida: uma coluna é a felicidade e sucesso, a outra é tristeza e fracasso. As figuras de Sansão e Dalila representam, portanto, o Ego e o Self.

Dalila interessada nas vantagens de viver à sombra de Sansão e, em sua busca por poder, vendeu-se por mil moedas e traiu seu amado denunciando a origem de sua força, embriagando-o e o entregando a prisão. Representa em nós o Ego, nossa identidade carnal, que busca poder pelo poder, busca status, se rende as vaidades humana, se esconde à sombra do verdadeiro poder que está em nossa essência. Teme que quando esse Eu Verdadeiro venha a se manifestar, o Ego desapareça ou perca sua identidade.

Sansão, por sua vez, representa nossa essência, o Self de Jung, o Ser Divino que habita nossa alma. Contém a força, a coragem, a razão motivadora da vida, a sabedoria. Enfrenta todas as lutas com postura de herói, de vencedor, não teme os riscos e conhece a força que tem. Se alegra, mas não se vangloria das Vitórias, pois reconhece sua verdadeira origem.

Os cabelos de Sansão representam a conexão com o Sagrado, com o Criador de Tudo o Que É. São antenas que captam a energia do Universo para acessar sua força infinita, como também a mente conectada ao Criador capta da Fonte de Tudo o poder, a sabedoria e o amor.

Cortar o cabelo, isso é, cortar a ligação com a Fonte Divina nos leva ao estado de cegueira e escravidão. Nesse estado só há perdas: o Self não manifesta sua força pois esta força vem do Alto. Ego não encontra proteção, pois este não pode existir sem o Self. Privados dessa Luz Divina, ficamos a mercê das manifestações terrenas, vivendo em ilusão e muitas vezes em sofrimento e angústia.

As manifestações do dia a dia, sejam regadas de sofrimento ou de sabedoria, funcionam como a pedra da mó que vai esmagando as amarras que nos prendem à ilusão da Matrix. Mesmo cegos em nossa consciência, aos poucos, e as vezes a custa de dor e sofrimento, nossa conexão com o Sagrado vai sendo restabelecida, como os cabelos que crescem lentamente, ainda que não o percebamos, e, no momento oportuno, alcançamos a força necessária para romper com os valores e crenças terrenas e ascender a um estado de espírito muito mais elevado.

Quando Sansão derrubou as colunas do templo, ele derrubou o apego à Matrix e ao Ego que nos aprisiona ao campo terreno, e ao matar milhares de filisteus ele estava eliminando as crenças limitantes, vícios e os comportamentos inadequados que impedem nosso crescimento.

Da mesma forma, não alcançamos uma ascensão a um estágio mais elevado, sem nos desfazermos das colunas da procrastinação, do comodismo, da vaidade, tão pouco sem nos desprendermos totalmente das crenças que limitam nossos comportamentos e nos mantém presos nos padrões da Matrix.

Para refletir:

De onde vem sua força interior?
Quais são as crenças que te limitam?
Que valores estão atrelados às colunas do palácio de sua vida?

Que a força do Criador cresça nos cabelos de sua alma e você derrube de as colunas do palácio do fracasso e encontre a vitória em sua vida.

Abraço no coração.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Related Post

Leave A Comment