Metáforas

Você já parou para pensar como uma boa história pode influenciar a sua vida? Uma história pode mover e pode comover! Histórias conectam pessoas: veja que desde tempos imemoriais, as pessoas se sentam juntas para contar e ouvir histórias. Histórias entretém, histórias ensinam, histórias educam.

Pare e observe a forma como você conversa com as pessoas ao seu redor, você vai se recordar que na maioria das vezes que você precisou falar de um sentimento, você simplesmente contou a história que gerou esse sentimento, e quando você quis ensinar alguma coisa para alguém, o que você fez? Contou uma história para que a pessoa tivesse um parâmetro de comparação.

Agora, imagine que você se torne capaz de criar histórias que se conectem profundamente ao seu ouvinte, ao mesmo tempo, que respeitam as crenças e valores dele, e assim, vão acrescentando delicadamente novas informações para expandir o universo dele. Percebe o que isso pode significar?

A melhor forma de transmitir um conhecimento novo para uma pessoa é usar uma metáfora que já exista no mundo dessa pessoa, e então, você estará se comunicando no mesmo idioma dessa pessoa, e o subconsciente dela estará captando a síntese desse conhecimento sem passar por qualquer filtro racional que possa agir como barreira para essa nova informação! Então, você já está percebendo que eu estou falando de um nível de comunicação muito mais profundo.

No livro: Metáforas – Tudo o que você precisa saber para escrever histórias que transformam vidas, eu sintetizei cinco anos de estudos dedicados ao tema metáforas, compilando artigos científicos, livros sobre hipnose conversacional, Programação Neurolinguística, Psicoterapia Transpessoal, e claro, a experiência prática atendendo meus clientes, para assim, elaborar um manual completo de como escrever metáforas com grande poder de conexão com o ouvinte, no qual eu descrevo a teoria por traz de cada conceito, e também proponho exercícios práticos para realmente desenvolver a habilidade de criar boas histórias.

Neste livro, você vai aprender a diferenciar os três padrões de representação: visual, auditivo e cinestésico, como usar as variações desses padrões para gerar emoções, quais são os fundamentos da boa metáfora, os tipos de metáforas, e também, como aplicar essas metáforas com seus clientes.

Recomendo essa leitura para todos aqueles que trabalham com pessoas, seja atendendo, educando, vendendo…

Leitura indispensável para hoje, porque amanhã, já é outra história!

Leave A Comment