Metáforas, Para Coaches, Para Educadores, Para Terapeutas, PNL

Porque aprender a usar metáforas em terapias?

Mundo metáfórico
Posted by Cláudio Araújo

Se você atua hoje como terapeuta ou psicoterapeuta, ou como coach, você com certeza sabe o que é uma metáfora. E vou mais longe, você sabe os incríveis benefícios de usar metáforas em sua interação com seu cliente.

Mas eu tenho uma pergunta: você usa alguma técnica de metáforas em seus atendimentos? Você já experimentou contar uma história, para seu cliente, a fim de conduzi-lo a um determinado estado emocional, para provocar alguma mudança ou aprendizado nele?

Se você já experimentou ou já usa metáforas em seus atendimentos, como são seus resultados? Por que para alguns clientes funciona muito bem, e para outros, parece não surtir efeito algum? Se você acredita que está cometendo algum erro, sabe dizer qual é?

A maioria dos terapeutas, e outros profissionais que experimentam usar metáforas, em algum momento vão se deparar com a seguinte questão: como escolher a metáfora certa para cada cliente e cada situação? O que funciona e o que não funciona?

Porém, eu ainda te pergunto: o que você esperaria obter do uso de metáforas em terapia ou outra área, que você não está conseguindo obter hoje? E se você soubesse a resposta? O que mudaria?

Se você já pensou em todas essas perguntas, você sabe que metáforas tem resultados eficientes, mas não está conseguindo ter esses resultados, e pode estar até se sentindo um pouco decepcionado com essa técnica. A parte dos possíveis erros ao usar a técnica, que não são explicados nas formações tradicionais dos terapeutas, talvez você se incomode mesmo é por não saber exatamente onde está falhando e onde pode melhorar.

Acredito ainda, que como a maioria das pessoas, você também pense que usar metáforas seja um trabalho a parte, e que incorporar essa técnica naquilo que você já faz, não seja trivial, e talvez nem fosse seguro. Além de que, escrever metáforas ou histórias com poder de transformar pessoas, poderia significar um certo trabalho extra!!

No entanto, se você observar a forma como seu cliente ou aluno fala, e prestar bem a atenção, você verá que ele está sempre usando algum tipo de metáfora para expressar seus sentimentos e ideias sobre o seu mundo, o que significa dizer que se você incorporasse metáforas compatíveis com aquelas usadas pelo seu cliente, você estaria elevando muito o nível de comunicação entre você e ele.

Mas como praticar o uso da técnica de metáforas de forma segura, obtendo resultados cada vez melhores e com muita facilidade e naturalidade?

Eu comparo isso com uma pessoa que começou a aprender violino: ela começa a ter aulas e praticar em casa, e depois de muitos anos de estudo e prática, estaria pronta para subir no palco e tocar. Mas como nunca tocou em público, ela ainda precisará lidar com todas as barreiras que isso pode trazer.

Agora imagine uma outra pessoa que começou a estudar violino, e desde os primeiros passos, já começa a mostrar o que está aprendendo para as pessoas ao seu redor, logo entra numa orquestra para iniciantes e vai se acostumando a tocar em público, e em breve consegue uma vaga num grupo de nível mais adiantado. Assim, ao mesmo tempo que ela pratica, ela já exerce sua nova habilidade, gerando resultados imediatos.

Com metáforas pode-se fazer a mesma coisa: à medida que você aprende mais sobre como escrever, e como usar histórias terapêuticas, você já pode começar a aplicar com seus clientes, simplesmente porque é o inconsciente do cliente que vai tirar proveito dessas histórias, mesmo que você opere no nível mais básico!

Entender quais são os fundamentos de uma metáfora, suas inúmeras funções, os elementos que compõem uma história, as ferramentas que podem ser usadas dentro das metáforas, os diversos tipos de metáforas, além de como escrever uma metáfora que realmente gere transformação, e depois poder aplicar essa metáfora dentro do seu contexto de atuação, tudo isso é um processo que vai sendo conquistado capítulo a capítulo de sua dedicação à essa habilidade, que como qualquer outra, pode ser aprendida com prática e repetição!

Ao desenvolver essa habilidade ainda hoje, desde o princípio do seu estudo, você já começa a ter uma vantagem nesse mundo tão competitivo que estamos vivendo, porque as metáforas são uma poderosa ferramenta de comunicação que vão te abrir muitas portas na sua atuação profissional. Basta você comprar essa ideia e começar a exercita-la!

Pense nisso.

Namastê.

Related Post

Leave A Comment