Para Artistas, Para Bailarinas, Para músicos, PNL

Três dicas para perder o medo de tocar em público

Posted by Cláudio Araújo

Você tem medo ou vergonha de se apresentar em público?

Tocar um instrumento musical, dançar, ou mesmo para fazer uma palestra pode ser uma tarefa muito complicada para algumas pessoas.

Por exemplo: se você toca um instrumento musical, já sentiu ou ainda sente medo de se apresentar em público? Ou mesmo um pouquinho de vergonha ou insegurança? E você que é bailarina ou bailarino? Já ficou tão nervosa na coxia que quase não conseguiu se apresentar?

Pois saiba que essas sensações de medo, vergonha ou nervosismo são muito mais comuns do que você imagina. A sua mente está preocupada com sua imagem e tenta te proteger de um vexame provocando essas sensações esquisitas de “borboletas no estômago.”

Porém, um pouquinho de frio na barriga, antes de entrar no palco é muito útil, para manter você realmente focada na sua apresentação. Ajuda você a não se distrair e fazer tudo errado no palco.

Quando estamos muito calmos, corremos o risco de não valorizar o grau de dificuldade daquilo que vamos apresentar e é quando as coisas saem errado.

Claro que se você sofreu algum tipo de trauma, pode ser um pouco mais complicado superar esse medo, vergonha ou nervosismo. Dependendo do caso, a ajuda de um profissional pode ser muito bem-vinda!

No entanto, de um modo geral, você se sente com medo ou vergonha de se apresentar, muito mais por falta de confiança em você mesma do que por qualquer outra razão.

Por isso, eu separei três dicas que vão mandar sua insegurança para a lixeira e encher você de confiança para se apresentar em público como se fosse um músico ou uma bailarina profissional.

Você pode tanto usar as três dicas, como, simplesmente escolher aquela que você acredita que vai funcionar melhor para o seu caso.

Dica n° 01: Mostre sua apresentação para uma pessoa que não entende nada do assunto!

Peça para um amigo ou parente seu segurar sua câmera (ou celular) e filmar você tocando ou dançando. É muito importante que escolha uma pessoa que não entenda nada de música ou dança, assim, você ficará à vontade para tocar ou dançar na frente dela.

Quando terminar de gravar, convide ela para assistir à gravação junto com você.

Enquanto assiste à gravação, mostre para ela os pontos que você não gostou, aqueles que você acha que deve praticar mais e, ainda na frente dela, anote num caderno as suas observações para praticar sozinha mais tarde, até ficar bom.

Você deve repetir esse exercício pelo menos umas três vezes antes da sua apresentação, e se possível para a mesma pessoa.

Como você escolheu uma pessoa que não entende muito do assunto, existe uma boa chance do seu amigo achar muito legal o que você está fazendo e, provavelmente, ele vai dizer para você que a cada gravação você melhorou muito!

Isso irá exercitar a sua autoestima e reforçar a sua confiança para se apresentar em público mais tarde.

Dica n° 02: Faça vídeos da sua apresentação como fosse “pra valer”!

Você deve fazer esse exercício sozinha. Se possível, coloque a mesma roupa, sapatos, figurino e maquiagem que usará no dia da sua apresentação.

O exercício funciona assim: prepare sua câmera filmadora (pode ser um celular) em um tripé ou algum tipo de suporte e ponha ela para gravar.

Faça um vídeo seu com toda a sua apresentação, inclusive, com eventuais falas, como se realmente estivesse se apresentando em público.

Você deve fazer três gravações seguidas, com o mínimo de falhas e sem interrupção.

Se errar no meio da gravação, você deve parar a câmera e deletar o vídeo falando em voz alta a seguinte frase:

EU APAGO DO MEU ESPÍRITO QUALQUER LEMBRANÇA NEGATIVA DESTA OBRA! (desta música, dança, palestra, etc)

EU APAGO DA MINHA ALMA QUALQUER SENTIMENTO NEGATIVO SOBRE ESSA OBRA

Após feito isso, reinicie a gravação.

Repita esse procedimento até obter as três gravações sem erros.

Não é necessário que você faça três gravações num mesmo vídeo.

Você trabalha até conseguir a primeira, salva e depois trabalha de novo para obter a segunda gravação e depois a terceira. No entanto, é importante que você consiga fazer as três gravações no mesmo dia e apague as gravações ruins, repetindo a frase acima, imediatamente após perceber a falha. Não assista a gravação que ficou ruim!!!! Simplesmente a delete.

Neste exercício, você está enviando uma mensagem para a sua mente que diz que você apaga as lembranças de ter falhado e salva a certeza de ter acertado!

Você pode assistir as gravações depois e anotar os pontos que podem ser melhorados, praticá-los até que fique do seu gosto e repetir o exercício.

Dica n° 03: Visualize a sua apresentação

Sente-se confortavelmente numa cadeira ou poltrona e feche os olhos.

Crie uma imagem mental de você tocando ou dançando.

Crie uma imagem em primeira pessoa, ou seja, você está tocando e pode ver todo o público te assistindo! Atente para que não seja você assistindo uma imagem sua, mas você de fato se apresentando para um público.

Deixe essa imagem o mais realista possível. Visualize as cores, as pessoas sentadas te assistindo, pessoas conhecidas na plateia, imagine qual seria a temperatura do lugar onde você está se apresentando, se é quente ou frio, imagine o tamanho do lugar, a quantidade de pessoas, os possíveis cheiros do lugar. E claro, imagine a música que você está tocando ou dançando.

Quando você tiver uma imagem bem nítida em sua mente você deverá fazer o seguinte procedimento: visualize toda a plateia ficando cada vez menor e mais distante e ao mesmo tempo imagine que você fica maior e mais segura, seu som cresce, seus movimentos ficam muito mais destacados podendo ser vistos a distância.

Você deve imaginar, ao mesmo tempo que a sua confiança está aumentando na mesma proporção que você se imagina crescendo no palco.

Neste exercício, você está ensinando sua mente a pensar que você é uma artista muito maior do que a plateia e, portanto, não precisa ter medo ou vergonha de se apresentar.

Você pode fazer este exercício por 5 ou 10 minutos, todos os dias, de preferência logo após terminar sua sessão de estudos ou prática diária, ou um pouco antes de ir se deitar.

Bem, essas foram as três dicas para ajudar você a minimizar seu medo ou vergonha de se apresentar em público.

Fique à vontade para criar variações desses exercícios. Depois compartilhe seus resultados!! Quero muito te ver brilhando!

Um abraço no coração

Related Post

Leave A Comment